Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Sobre Noites Brancas e invernos sem fim

Fiódor Dostoiévski novamente me surpreende como ninguém e, desta vez, de um jeito completamente diferente. Noites Brancas é uma novela encantadora, tanto pelo modo de narração tanto pelo enredo em si - ah, e a riqueza vívida dos personagens é incrível - a partir do momento em que comecei a me dedicar a lê-la não tive mais vontade de parar, sério, sem dúvidas, dentre todas as leituras que já tive do mestre Fiotienko, essa foi a que mais me prendeu, a que mais capturou a minha quase sempre dissipada atenção, e já nisso se vê todo o mérito. Ademais, é uma obra extremamente indicada para uma iniciação na leitura dos russos, vista a facilidade literária que apresenta, mas não se engane, facilidade não é o mesmo que superficialidade, pois esta narrativa certamente é muito profunda, tanto que eu fiquei muito tocado e, agora, mesmo eu já tendo lido uns tantos livros russos, me sinto mil vezes motivado a ler ainda mais. Petersburgo é realmente uma cidade linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário