Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de maio de 2017

De Descartes

Não. Descartes não estava errado. Pois veja, você diz objetando "Existo, logo posso pensar" Mas através do Existir eu provo a minha própria existência? Claro que não, pois milhares de pedras existem, e ainda assim nenhuma delas sabe de tal fato, porque não pensam. Agora, como algo pode ter Ciência de sua existência? De um só modo, por meio da reflexão, da meditação. O Eu poderia muito bem existir como uma pedra, entretanto, certamente não saberia disso, e isso não implicaria em dificuldade alguma, apenas caracterizaria uma grande ignorância; mas Eu, que penso, que sou um ser pensante, posso me pôr em meditação e chegar à certeza das coisas. "Penso, logo existo" "Duvido, logo penso, logo existo" "Dubito, ergo cogito, ergo sum"

Nenhum comentário:

Postar um comentário