Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Apropriação de uma Vaca

(Esse texto foi extraído dos comentários de um artigo de autoria de Hans-Herman Hoppe)

Se existem 100 vacas em SP e eu me aproprio de uma, a minha riqueza aumentou sob um ponto de vista ex ante, mas a possibilidade de riqueza dos demais diminuiu. Antes dispunham de 100 vacas livres, agora só de 99.
Essa na minha opinião é um ponto cego deste texto, muito embora seja brilhante.

Todos tinham a possibilidade de ter se apropriado desta vaca, mas nenhum o fez - até você o fazer , o que indica que todos os outros não haviam reconhecido valor nestas vacas. 
Se eles não reconheceram valor nas vacas, como poderiam eles em algum sentido terem ficado mais pobres? - A resposta é não. Eles não ficaram mais pobres - nem mesmo potencialmente mais pobres- pois se você não tivesse apropriado uma vaca, eles ainda assim não teriam se apropriado das vacas. Ato contínuo, se você não tivesse se apropriado de uma vaca, não apenas eles ainda estariam 'na mesma' como você é que estaria menos rico do que poderia.
A prova cabal de que a apropriação original é justa é que ela por definição não envolve conflitos. Isto é, quem quer que originalmente se aproprie de algo o faz sem entrar em conflito com outrem, se há um conflito então não se trata de apropriação original e sim de outra coisa - é roubo, so to speak. Dizer o contrário é como falar da quadratura do círculo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário